Estou a alguns bons dias tentando escrever este texto. Não pretendo aqui falar de cores. Mas de qualidade e a surpresa.
A poucos meses atrás fui ao Rio de Janeiro e Voei pela WEBJET e dias depois fui a Porto Alegre e voei pela AZUL.
Sou um louco, apaixonado e super feliz por aviões e voar. Amo de paixão de verdade.
Acho aviões tão lindos quanto uma linda mulher. É com esta medida revelada a você que tento dar um certo grau de importância e prazer em escrever sobre minhas duas últimas experiências.
Então vamos a primeira experiência com a WEBJET.
Nunca havia voado com esta Cia Aérea. Recebi a passagem de um cliente que bancou minha ida ao RJ. Viagem curta de poucos dias.
O Vôo decolou dentro do horário e tudo ocorreu exatamente como deveria ser.
Mas aí houve uma frase interessante que sempre há em todos os vôos naquela hora da explicação e pedidos de segurança na hora da decolagem.....
Não havia a frase:
“Nivele sua poltrona para o nível mais elevado para sua segurança. “ (ou algo mais ou menos isso). Na hora não dei lá importância se a comissária de bordo (ainda prefiro o nostálgico e saudoso nome de “aeromoça”) tinha errado ou não.
Após a decolagem e as devidas e rotineiras instruções de segurança de apertar cintos, mascaras que caem do teto, bla, bla , bla..... relaxei e resolvi inclinar a poltrona.
Inclinar? Cade o botão nos braços da poltrona para inclinar?
Foi exatamente aí que descobri que este não seria um Vôo normal.
Redefini meus conceitos de “Barato” e “Espartano”.
Após quase 5 minutos tentando achar o tal de botão que libera a poltrona para inclinar, caí na realidade.
Por questões de “Economia” e o preço barato da passagem, não há a menor possibilidade de reclinar a poltrona. Acredite você que nem mesmo em um Ônibus intermunicipal ou Interestadual se imagina que uma poltrona recline ao menos um pouquinho para não massacrar a coluna e dar um pouquinho mais de conforto durante a viagem.
Mas na verdinha WEBJET isso é a reinvenção do meu conceito de ”Espartano”. Não acredito que isso tenha sequer sido avaliado para dar um atendimento melhor ao cliente.
Mas é uma situação em que somente me restava é torcer para que sentado sem reclinar eu possa achar um meio de relaxar. Descobri que é impossível.
Resultado.: Cheguei ao Rio de Janeiro com uma tremenda dor na coluna.
Mas aa surpresa não para por aí. Tem a reinvenção de “preço mais baixo” para voar. Vou direto ao assunto.....
Uma lata de cerveja Bohemia + Pacotinho de castanha e caju custa R$ 7,00. Para minha sorte estava faltando o pacotinho de castanha de caju, mas somente poderiam vender sem nenhum desconto a latinha de cerveja pelo mesmo preço da latinha + a castanha.
A Aeromoça agachou para falar baixinho ao meu ouvido que faria esta operação, pois estava em falta de castanhas de caju. Tudo para ninguém ouvir a falha.
Quando reclamei, ela ficou visivelmente incomodada e envergonhada, pedindo com a ponta do dedo na boca e com um delicado “Shiiiiiiiiiii”, para eu falar um pouco mais baixinho.
Na volta o comissário de bordo anunciou uma FANTASTICA PROMOÇÃO.....
Uma lata de cerveja e um Sanduba de Hamburger por 15 Reais....
Perdi o apetite depois de ter um pequeno e discreto ataque de risos.
PROMOÇÃO? Caramba.. Aonde é mesmo a tal de promoção e economia?
Por isso que vi pessoas tirando de suas sacolas, sacos plásticos com seus respectivos lanches.....
Difícil de acreditar a cena.
Um mês após fui de Fortaleza a Porto Alegre na Cia Aérea Azul.
Já havia voado na AZUL e adorei.
As poltronas parecem aquela poltrona estilo “Cadeira do Papai”. O serviço de bordo é ótimo e gostoso. Osa aviões da Embraer são simplesmente muito superiores ao das Boeing ou Airbus. Mais silenciosos, sacodem menos e todo é devidamente espaçoso.
Até aí já estava tudo ótimo. Mas para minha total e inesperada surpresa no trecho entre São Paulo e Porto Alegre um elegante Sr. pega o microfone da Aeromoça e se apresenta como parte da executiva da Azul e por normas a empresa vão ouvir os passageiros.
Ouvir? Como assim?
Fiquei curioso.
Mas não é que este Sr. foi no resto do Vôo até Porto Alegre passando de poltrona em poltrona e perguntando para cada passageiro o que achava da empresa?
Ele anotava tudo, dava o cartão e realmente foi muito atencioso com todos.
Comigo ele foi mais do que gentil, foi esclarecedor ao tirar duvidas sobre a participação de empresa em projetos de Lei de Incentivo Cultural, respondendo e explicando um e-mail que havia recebido da Azul e não me fazia sentido. Foi paciente e sorridente o tempo todo. Orientou-me para ajudar-me e deu o seu cartão.
Então li o nome....
Johannes Castellano – Recursos Humanos
Ta satisfeito?
Calma.. tem mais.....
Na poltrona atrás de mim, havia um cliente que viaja semanalmente entre Porto Alegre e São Paulo. Reclamou de forma muito ponderada e coerente que a Azul tem um limite para carga inferior ao da TAM. O funcionário da Azul não só explicou ao passageiro os motivos e as questões técnicas de diferença de aeronaves e suas limitações, mas como ofereceu na hora uma cartão de milhagem VIP para dar ao passageiro mais capacidade de transportar um volume maior de bagagem.
Caramba pessoal...... Isso para mim foi demais.
É muito comprometimento, interesse de agradar e mesmo na hora de uma limitação técnica, não fez dela uma desculpa para não satisfazer o cliente. Tratou de resolver na hora ou minimizar qualquer insatisfação do cliente.
Isso mostra para mim um grande comprometimento com o sucesso, com o futuro da empresa e da real capacidade de tornar a empresa uma empresa de ótimos serviços. Quem como diretor de uma empresa declara que é norma e política da empresa viajar de pé para ouvir a todos?
Desde então descobri que o Azul é mais bonito do que o Verde quando se vai voar.....
Vou lembrar disso com muito carinho e por isso resolvi compartilhar estas situações.
Ali não fomos mais um a voar e nem mais um dinheiro que a empresa ganhou. Houve o real compromisso prático de estar mais próximo e ouvir qualquer coisa do cliente. Tudo foi anotado e com certeza fez parte de uma reunião de qualidade de atendimento ao cliente da Azul.
Parabéns e obrigado pela atenção. Foi um prazer voar com a Azul.
Já entendi,
ResponderExcluirSe tiver opção, azul é bem melhor que verde!!!
Como adoooro azul... tá tudo bem!!
Mauro, essas promoções só existem à dez mil metros de altura? rs.
ResponderExcluirSaudade de você amigo.